17/08/2020

Pandemia acelera transformação digital na área de comunicação

Agência e clientes se reinventam para atender as demandas do novo varejo

 

Em tempos de pandemia, o que se viu, entre tantas outras coisas, foi a aceleração da transformação digital das empresas. Em comunicação não foi diferente. As agências precisaram se adaptar ao novo cenário, para atender as demandas do novo varejo. “A MD já vinha olhando diferente para esse mercado, sendo uma consultoria de comunicação, e o que houve foi uma aceleração, uma nova forma de ver a comunicação, buscando resultados junto com o cliente”, comenta Denis Santini, CEO da MD | Make a Difference, agência de comunicação especializada em varejo e franquias. “O trabalho hoje vai além de entregar um plano de comunicação – é um plano de comunicação, mas aliado à estratégia do negócio, que visa trazer resultados concretos para o cliente, usando a comunicação para se aproximar dos franqueados e do cliente final.”

 

Com as novas situações impostas, principalmente ligadas ao distanciamento social, a comunicação ganhou um novo protagonismo. “A comunicação precisou se reinventar na crise e o que era uma necessidade virou oportunidade de negócio”, comenta Rafael Melandi, diretor de criação da MD.  Entendendo esse momento, a MD criou novos produtos e serviços – e adaptou outros que já tinha – para atender a essa demanda.

 

 

 

Eventos virtuais

Mais que contar com tecnologias de comunicação a distância, as marcas precisam se conectar de verdade com seu público, parceiros e equipe. Os eventos virtuais ou híbridos são uma nova e fundamental realidade. De uma pequena reunião gerencial a grandes convenções com salas virtuais simultâneas, show e transmissão global, é papel da agência de eventos ser capaz de transformar os bits da tecnologia em beats de emoção.

 

 

 

e-trade

Agora, mais do que nunca, o ponto de venda (PDV) digital e o físico andam juntos, totalmente alinhados. Antes uma tendência e presente como mais uma opção para o varejo, a venda online se transformou da noite para o dia em peça fundamental na estratégia de negócios de qualquer marca que queira sobreviver, desafiando a capacidade de inovação e adaptabilidade das empresas na crise. Como fazer essa transformação digital em harmonia com o varejo físico tradicional? Para ajudar seus clientes nessa missão, a MD desenvolveu o e-trade, um projeto de comunicação integrado que estuda as melhores práticas do PDV para o meio digital, transformando as ferramentas de vendas das redes de franquias e operacionalizando sua comunicação, independentemente do formato, plataforma ou distribuição. Essa estratégia passa pela ativação e uso assertivo do WhatsApp das lojas locais das redes de varejo, personalização de rede sociais por loja, vitrines e catálogos virtuais, além de grandes campanhas promocionais nacionais integradas com as lojas físicas. O e-trade é uma nova realidade que veio para ficar.

 

 

 

Guia de redes sociais para franquias

Os guias de redes sociais da MD ganharam força em 2018 e 2019. Porém, com a Covid-19, eles se tornaram essenciais. Mais do que criar uma identidade sólida nas redes sociais oficiais, as franqueadoras precisam fortalecer as redes sociais de seus franqueados (e-trade). Observamos que as buscas regionais só se consolidaram ao longo da quarentena e, portanto, um trabalho geolocalizado e regionalizado, para levar a informação de maneira segmentada, é crucial. Porém, nem sempre o franqueado tem a habilidade e o conhecimento necessário para transmitir uma comunicação consistente e alinhada com o mercado e a franqueadora. Por isso, o guia de comunicação da MD, feito para cada rede, padronizado e alinhado com o propósito da marca e, com estratégia local, é uma ferramenta primordial para atração e fidelização dos clientes. Nesse contexto, ter um guia estruturado é fundamental para direcionar os franqueados da rede a criar sua conta, informar quais são as redes sociais indicadas pela franqueadora para estar presente, melhores formas de divulgação, impulsionamento, uso de hashtags, personalização que atenda às necessidades específicas de cada marca, além de restrições de proteção legal.

 

 

 

PR intelligence

Se propaganda é a alma do negócio, assessoria de imprensa é a voz da razão. Na MD, ambos trabalham em sinergia, para que a marca fale da forma mais autêntica com o seu público. E, mais do que nunca, em tempos de crise, ter assessoria e relações públicas totalmente integradas, dentro de um planejamento de comunicação, é o que difere uma simples nota de um verdadeiro diálogo transformador que gera resultado.

 

 

 

IMA

A IMA é a Inteligência de Marketing Aplicada do Grupo MD. Funciona em um modelo de cocriação, onde profissionais da agência, do cliente e especialistas do mercado se reúnem por algumas horas para discutir o desafio apresentado pelo cliente e propor soluções transformadoras – uma verdadeira aceleradora de ações de marketing. Com uma metodologia de trabalho proprietária, a IMA já ajudou dezenas de marcas, como Smart Fit, Kumon, Nutty Bavarian, Kopenhagen e CNA. Agilidade, produtividade, colaboração, cocriação e desenvolvimento do negócio para uma nova era. Tudo isso é IMA.

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